O grupo surgiu em 2022 a partir do seu idealizador, Alan Conceição, com o objetivo de juntar pessoas interessadas em resguardar e preservar a cultura de Terno de Reis no município de Poções.
Os primeiros passos do grupo foi a realização de um mapeamento dos reseiros e reiseiras do município de Poções, para em seguida, iniciar as entrevistas em vídeo. A partir da realização das entrevistas produziremos um documentário e um livro.
Com o advento da Lei Paulo Gustavo II, idealizamos a possibilidade do Projeto Porta Aberta e Luz Acesa obter um espaço digital, para que a população possa acessar conteúdos e materiais acerca dos Ternos de Reis do município de Poções e, assim surgiu o site.
Maria Esmeralda Barros, tem 18 anos, cursa Geografia na UESB e atualmente trabalha como babá. Participo dos projetos artísticos "Os Jardins", "Porta aberta e luz acesa" e "Mandacaru Quando Floresce". Busca sempre integrar as suas habilidades artísticas em iniciativas que beneficiem a comunidade.
Professora de História, atriz e artista. Atuou em projetos teatrais, audiovisuais e produções culturais. Formação em História pela UESB, pós-graduanda em Usos Educacionais da Internet (UFLA) e Educação Especial e Inovação Tecnológica (UFRRJ), graduanda em Letras - Português pela Unipampa.
Jornalista pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), licenciada em Letras - Português pela Uniasselvi e Pós-graduanda em Educação Profissional e Tecnológica (IFES). Atua como diretora de Jornalismo no site Coreto, onde escreve e divulga sobre cultura e eventos culturais locais. Possui experiência na execução de projetos culturais voltados para culturas tradicionais, como terno de Reis. Também atua como professora da rede pública e possui experiência com ofertas de oficinas de comunicação e Jornalismo e professora de cursinho pré- vestibular.
34 anos, Poçoense, Professora de História, Escritora, Especialista em Fundamentos Políticos e Sociais da Educação e Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade. Obras publicadas: Mandacaru Quando Floresce: Poesias de Mulheres Sertanejas-escritora e organizadora; A vida em letras negras: uma autobiografia de Marineide Conceição (organizadora).
Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2022). Especialista em História: Política, Cultura e Sociedade pela mesma instituição (2024).
Professor de Geografia, Saxofonista, Reiseiro, Capoeirista, Enxadrista.
Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Uesb, realizadora audiovisual e sou integrante do projeto cultural Porta aberta luz acesa. Trabalho no setor audiovisual há mais de 4 anos. Faço parte da produtora Euquixote produções, além de prestar serviços de edição de vídeo para uma emissora de televisão local, bem como, trabalho em produções audiovisuais independentes variando as funções entre: Direção de fotografia, Assistente de câmera e Montagem.
Professora de Geografia, mestranda em Geografia, capoeirista, multiartista.
Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Mestra em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ( UFRRJ).