O Terno de Reis Lagoa do João, liderado pelos irmãos Manoel e Almira, é uma tradicional manifestação cultural da cidade de Poções. Este terno tem uma história rica e uma origem que remonta às gerações passadas.
Manoel e Almira nasceram em Poções e desde cedo foram envolvidos na tradição do reisado. Manoel, começou a participar do Terno de Reis aos 12 anos de idade, seguindo os passos de seu avô, que também era reiseiro. A tradição foi passada de geração em geração, mantendo viva a cultura e os costumes dos Reiseiros da região.
Ambos são conhecidos como zabumbeiros, tocando tambor e entoando as melodias tradicionais. Manoel é também conhecido como “tirador de reis” e é um reiseiro respeitado entre os quilombolas.
O Terno de Reis Lagoa do João já se apresentou em diversas localidades, incluindo Vitória da Conquista e Boa Nova. A dedicação de Manoel e Almira ao reisado é evidente, pois ambos expressam o desejo de continuar com a tradição até o fim de suas vidas, mesmo tendo feito uma pausa recentemente por motivos de saúde.
O Terno de Reis Lagoa do João é um exemplo de resistência e continuidade cultural, uma herança que Manoel e Almira desejam perpetuar para as futuras gerações.
Esmeralda Barros